Todos os benefícios da Yoga

Um novo estudo indica que aquelas pessoas que fazem Ioga há muitos anos têm a possibilidade de ter um melhor desenvolvimento mental na velhice com relação às demais. De acordo com o trabalho, a prática dessa tarefa a longo prazo poderia modificar a estrutura do cérebro a ponto de proteger contra o enfraquecimento cognitivo e a perda de memória em pessoas idosas, principalmente entre as mulheres que fazem Yoga, definidas como yoginis.

Os estudiosos perceberam que as yoginis idosas detêm maior densidade do córtex pré-frontal esquerdino, nas regiões cerebrais ligadas a atividades cerebrais como atenção e memória.

Todos os benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga   A estrutura e a funcionalidade do cérebro modificam à proporção que envelhecemos, o que certas vezes leva ao enfraquecimento intelectivo, incluindo memória e atenção prejudicadas. Uma destas mudanças no cérebro é largamente atribuída ao córtex do cérebro, que acaba por se tornar afinado, o que os cientistas revelaram que está associado com o enfraquecimento cognitivo. Investigadores incluídos na análise elucidaram que, precisamente como nossos músculos, o cérebro se amplia por intermédio do treinamento. Como qualquer prática contemplativa, a Yoga possui um componente intelectual em que a atenção e a meditação são especiais.

Os pesquisadores queriam examinar se os praticantes de Yoga a longo prazo tinham diferenças em termos de estrutura cerebral comparando-se com idosos saudáveis que em momento algum praticaram a Yoga. Para o exame, eles reuniram um pequeno time de yoginis que tinha realizado Yoga pelo menos duas vezes a cada semana no decorrer de um mínimo de 8 anos, ainda que o grupo tivesse uma média de mais ou menos 15 anos de prática.

Eles, então, contrastaram as yoginis com outro time de mulheres com saúde que jamais praticaram Yoga ou práticas de contemplação ou meditação, porém evidenciaram os mesmos níveis de prática física, pertencentes à mesma faixa etária (próximo de 60 anos).

A equipe investigou os cérebros dos membros usando ressonância magnética para observar se havia determinada distinção nas estruturas. Os cientistas acharam maior espessura no córtex pré-frontal esquerdino nos yoginis, nas áreas intelectivas vinculadas a atribuições intelectuais como memória e concentração.

Enfraquecimento de memória na terceira idade é natural, enquanto a exercitação física e as práticas contemplativas podem ajudar a melhorá-la, bem como frutas com antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e grãos integrais, que protegem seu cérebro de radicais livres insalubres, podem ajudar incrivelmente na preservação da cognição.

Aqui estão certos alimentos que podem fazer maravilhas em favor de sua memória e pelo seu desenvolvimento intelectivo como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, presente nas frutas cítricas, está associada à agilidade cerebral, ao passo que a Vitamina B auxilia contra o encolhimento cerebral e o comprometimento intelectivo relativo à idade. Encontrada em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e no ovo.

Nozes e Sementes: um grupo de sementes e nozes conseguem ajudar a melhorar significativamente o seu poder de memória. As sementes de abóbora são abarrotadas de zinco que praticam uma função essencial na reabilitação da sua memória. As nozes são uma excelente fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes fundamentais ao exercício do cérebro e aptidões cognitivas. As sementes de girassol são boas fontes de vitamina.

Todos os benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga   Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – todos os vegetais verdes estão repletos de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são muitíssimo relevantes para o crescimento de partículas do cérebro. A vitamina K é conhecida por ser benéfica no aprimoramento cognitivo e no aumento do estado de alerta mental.

Abacates: Beneficiados com Vitamina E, os abacates estão carregados com antioxidantes que colaboram a conservar o cérebro sadio e concentrado. Os abacates ainda estão vinculados com a diminuição do risco de doença de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma perfeita fonte de licopeno que atua contra a atrofia de células do cérebro e contribui na preservação e produção de novas células do cérebro.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são conhecidos como o poder da energia e ajudam você a se concentrar apropriadamente. Ao consumir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que auxilia o cérebro a operar satisfatoriamente, nos mantendo alertas.

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