
6 sintomas que seu fígado é capaz de achar-se falhando
Pessoas que vendem produtos de saúde falsos (como suco que limpa o organismo) amam falar acerca de todas as “toxinas” do corpo que seus produtos hipoteticamente vão eliminar. Entretanto fale com um especialista e ele vai dizer a você que seu corpo já conta com um eliminador de toxinas embutido e hiperefetivo: seu fígado.
Seu fígado não unicamente atua na forma de um filtro para o seu sangue, mas também produz hormônios, mantém energia e faz composições que possibilitam que seu intestino faça a digestão dos alimentos. E esses são só alguns dos seus muitos deveres primordiais.
Tendo em consideração o papel extraordinário do seu fígado em reter seu corpo bem, você iria pensar que até pequenos problemas que esse órgão apresentasse se destacariam. Contudo este não é o caso, garantem especialistas em gastroenterologia.
A hepatite C costumava ser chamada de “epidemia silenciosa”, pois diversas pessoas que a possuíam não estavam conscientes disto. No momento em que você está apresentando sinais ou sintomas de problemas no fígado – seja devido a hepatite, doença hepática gordurosa ou outra coisa – as possibilidades são ótimas de que a cirrose já tenha se estabelecido em seu organismo.
A cirrose é um tipo de grave degradação do fígado que decorre de uma longa enfermidade ou lesão, diz Jamile Wakim-Fleming, MD, estudiosa em fígados da Cleveland Clinic. Pense em cirrose como a artrite de seu fígado. Dado que se instala, você está com problemas sérios. Pacientes com cirrose hepática apresentam significativo perigo de câncer de fígado e, ocasionalmente, requerem um transplante deste órgão.
Enfermidade do fígado gordo
A disfunção do fígado gordo – que certas vezes anda de mãos dadas com a obesidade – é o motivo mais frequente de problemas de fígado, afirmam os estudiosos. Algumas estimativas sugerem que até 25 milhões de pessoas contraiam doença hepática gordurosa. As inúmeras formas de hepatite, bem como o consumo demasiado de álcool, são outros fatores habituais de problemas hepáticos.
Álcool em demasia prejudica o fígado
Beber com temperança, aderir a uma dieta saudável e fazer bastante exercício é a sua melhor defesa contra problemas de fígado. Clínicos propõem exames regulares de sangue com o intuito de diagnosticar problemas de fígado não expostos ou iminentes.
Existe inclusive um bocado de sintomas regulares associados à enfermidade hepática. Se você tiver algum destes indícios, consulte um médico.
Dores abdominais
Sentindo-se dolorido ou inchado na “região superior direita” do seu abdome? É um aviso de que seu fígado pode estar em risco, garantem especialistas. À medida que o seu fígado abrange a grande maioria da sua cavidade abdominal e sua extremidade gorda está alojada no seu lado direito. Se o fígado estiver deteriorado ou inflamado, você pode manifestar estes sintomais.
Olho ou pele amarela (icterícia)
Quando seu corpo elimina as células do sangue velhas, um dos sedimentos gerados é um conjunto amarelado chamado bilirrubina. Enquanto um fígado saudável não tem problema em recusar a bilirrubina, um fígado enfermo admite que a bilirrubina acumule-se no sangue, o que pode deixar a pele e os olhos com uma tonalidade amarela. Esta é a icterícia. A urina escura e as fezes leves ainda são sinais de icterícia, segundo médicos.
Dores nas articulações
As dores nas juntas, náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite são sinais inter-relacionados de enfermidades do fígado, principalmente a hepatite autoimune. A hepatite autoimune é uma conjuntura em que seu sistema imune ataca equivocadamente as células e os tecidos do fígado e é mais comum em mulheres do que em homens, segundo os Institutos Nacionais de Saúde.
Manchas na pele
Se seu fígado não estiver limpando adequadamente seu sangue, você é capaz de ter problemas de coagulação próximo da exterioridade de sua pele. Estes tipos de distúrbios de coagulação podem suscitar em “angiomas de aranha”, ou manchas de pele grandes que se parecem com aranhas ou estrelinhas. Eles são comuns no peito e dorso.
Confusão
Um fígado enfermo pode permitir que muito cobre acumule-se no sangue e no cérebro e isto pode levar ao Mal de Alzheimer, de acordo com médicos peritos. Esse padrão de confusão está relacionada à uma moléstia hepática de estágio avançado, o que quer dizer que é impossível que seja o primeiro (ou único) sinal que você irá desenvolver caso seu fígado esteja com problemas.
Perda de massa muscular
Uma barriga inchada ou tornozelos distendidos, juntamente com pernas e braços magros e fracos podem ocasionar em instabilidades de fluidos suscitados por um fígado doente. Esta perda de músculos ainda é capaz de aparecer acima de suas bochechas e em torno de suas têmporas. Porém, novamente, estes são os sintomas da doença do fígado em estágio avançado- e não é provável que você note de um dia para o outro.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.