
Lombalgia – saiba o que fazer fazer para prevenir
A dor na lombar é uma situação da vida. Quase todas as pessoas sofrerão deste mal, mais cedo ou mais tarde. Uma das principais razões de dor nas costas, seja dor profunda ou dor permanente, é a tensão lombar.
O que é tensão lombar?
Uma série de músculos e ligamentos nas costas preservam a constituição óssea da coluna vertebral no lugar. Você é capaz de fadigar estes músculos esticando muito, a ponto de acarretar pequeninos rasgões no tecido. Os músculos ficam debilitados, por conseguinte, eles não são capazes de exercer a tarefa de deixar a ossatura da coluna vertebral acertadamente no lugar. A coluna fica menos estável, ocasionando lombalgia. E como os nervos da medula espinhal se alongam por todo o corpo, a dor é capaz de dar-se em regiões diferentes.
O que suscita a lombalgia?
Extremo empenho corporal.
Tombo
Curvar ou acocorar frequentemente.
Alçar objetos pesados caso você não esteja bem fisicamente.
A tensão lombar também é capaz de ser ocasionada por estresse emocional, postura inadequada, obesidade, ou por permanecer assentado na mesma postura por muitos períodos de tempo. Inclusive uma tosse grave é capaz de ocasionar dor lombar.
Leve em consideração que a lombalgia não pode ser responsabilizada por toda a dor lombar. Há muitas outras razões, como hérnia de disco, fraturas, nervos premidos, artrite, inflamações e câncer.
Sinais da lombalgia
Dor e inflexibilidade nas costas.
Dores nos quadris e nas pernas, algumas vezes na parte de trás da coxa.
Dores que pioram ao inclinar ou alongar o corpo, tossir ou dar espirros.
Visto que alguns sinais de lombalgia são semelhantes aos de enfermidades mais sérias, é significativo que o caso seja examinado por um clínico.
Para identificar a tensão lombar, o seu médico lhe dará um exame completo. Você também é capaz de necessitar de raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Esses testes extras podem ser precisos se a sua dor não desaparecer sozinha ou com tratamento conservador.
Qual é o tratamento para a lombalgia?
A tensão lombar é capaz de ser uma contusão bem doída e angustiante. Todavia a boa notícia é que a maioria destes casos se cura por conta própria, dado o devido tempo. Para acelerar a cura, você deve:
Pôr gelo nas costas para reduzir a dor e o inchaço, assim que se machucar. Fazer isso no decorrer de 20 a 30 minutos a cada 3 a 4 horas por 2-3 dias. Você ainda pode colocar gelo nas costas após a prática física.
Aplique calor nas costas – contudo somente após 2 a 3 dias da utilização do gelo. Use calor nas suas costas apenas após o inchaço inicial ter desaparecido. Você pode usar uma bolsa térmica ou, meramente, tomar um banho quente.
Tome analgésicos ou outros remédios, caso seja recomendado pelo seu clínico. Os anti-inflamatórios não esteroides irão ajudar com a dor nas costas e a inflamação. Apesar disto, estes remédios são capazes de ter efeito contrário. Eles têm que ser usados ocasionalmente, a não ser que seu médico diga o oposto. Os analgésicos e os relaxantes musculares prescritos, muitas vezes, são necessários.
Se o seu médico aconselhar, faça fisioterapia para aumentar a intensidade da musculatura das costas. Não fique na cama ou poltrona toda hora. Isso vai agravar a dor lombar.
Não interessa o que os indivíduos lhe digam, o repouso na cama não vai dar certo. Os indivíduos costumavam pensar que o apropriado tratamento para a tensão lombar era deitar de costas até melhorar. Contudo estudos mostram que isto não ajuda.
Qual a estimativa para a lombalgia melhorar?
O tempo de recuperação varia da gravidade da lombalgia. Casos leves são capazes de ser resolvidos em alguns dias, entretanto é capaz de demorar semanas em situações mais graves.
Como prevenir a lombalgia?
Pois que a dor nas costas sumiu, seu médico, possivelmente, irá propor que você comece uma rotina de exercícios regulares. Isso irá aumentar a força nos músculos das costas e deixará esses músculos mais flexíveis. Isso minimizará as possibilidades de você ter nova tensão lombar futuramente. O médico irá poder indicar atividades de baixo impacto como nadar ou usar uma bicicleta ergométrica.
Não tente voltar ao seu nível antigo de prática física até:
Você ser capaz de se movimentar facilmente – sem rigidez – como antes da lesão
Você não sentir dores no momento em que se reclinar, torcer, caminhar, correr e pular.
Se você começar a exercitar-se antes que sua lombalgia seja curada, você pode acabar com dor lombar crônica e contusão permanente.
Aqui estão diversas dicas a fim de auxiliar na prevenção da lombalgia:
Caso você sinta dor lombar ao longo da atividade física, não continue.
Caso você sinta dor lombar um dia de intensificação do seu treinamento, aguarde alguns dias para trocar a ficha.
Exercite e alongue a musculatura das costas diariamente.
Evite dormir de bruços. Repouse de costas ou de lado e coloque um travesseiro no meio das pernas.
Ao pegar alguma coisa pesada, dobre os joelhos, não na cintura.
Perca peso caso você esteja com excesso de peso.
Adote uma ótima postura. Sente-se em cadeiras retas, com as costas contra as costas da cadeira.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.