Skip to content
TERRA da Saúde
  • Início
  • Corpo Humano
  • Prevenções
  • Nutrição
  • Geral

Gengivas sadias reprimem a ameaça de câncer

07/12/2017 0 comentários Artigo Cuidados Orais e Dentários

Um recente estudo correlaciona a enfermidade das gengivas com um aumento no perigo de crescimento de vários tipos de câncer em mulheres logo após a menopausa, ainda naquelas que jamais foram fumantes.
A denominada doença periodontal foi correlacionada a um risco 14% maior de desenvolvimento de qualquer perfilde tumor maligno, revelaram os estudiosos. Mas o mais normal seria o câncer de esôfago, três vezes mais esperado de afetar mulheres mais velhas que mostravam doença das gengivas em relação àquelas que jamais tiveram problemas bucais.
Ainda por cima, a doença das gengivas também foi associada a um risco maior de manifestação de câncer de pulmão, câncer de vesícula biliar, melanoma e câncer mamário, de acordo com que revelaram os dados, mesmo em mulheres que jamais tiveram contato com cigarros.

Novo método de prevenção ao câncer

gengivas-saudaveis-reduzem-risco-cancer Estas descobertas são capazes de oferecer uma nova forma de trabalhar-se na prevenção do câncer, diretamente associada à higiene oral e ao tratamento e à prevenção da enfermidade periodontal, segundo pesquisadores.
Embora a doença das gengivas seja ligada inclusive a enfermidades cardiovasculares, não se sabe devidamente o motivo verdadeiro de o inconveniente estar ligado a um risco aumentado de aparecimento de câncer, garantem os estudiosos. Especula-se que a doença das gengivas tinha probabilidade de ser um símbolo à saúde como um todo.
Apesar disso, há verdadeiro risco de infecção local e sistemática consequente de microrganismos na cavidade oral atingindo outros locais mediante a absorção ou aspiração, tal como de microrganismos infiltrando na corrente sanguínea por meio de tecidos orais.
Como esse estudo não revelou uma interação direta de causa e efeito, uma pesquisa projetada para encontrar especificamente a ausência de limpeza oral e a associação com câncer poderia auxiliar a estabelecer o que estaria unindo os dois, disseram estudiosos.
Para o estudo, os pesquisadores pegaram dados em cerca de 66.000 mulheres, com idade entre 54 e 86 anos. As mulheres relataram doença das gengivas em questionários entre 1999 e 2003. Os especialistas monitoraram os resultados do câncer até setembro de 2013. Nessa época, os cientistas identificaram quase 7.200 episódios de câncer.
Segundo estudiosos em odontologia e câncer, uma limitação do estudo é que as mulheres auto relataram sua enfermidade de gengiva. De acordo com os cientistas, pode ter uma conexão entre a doença e o câncer, todavia eles não são capazes de dizer o quão intensa é essa interação já que a periodontite foi autorrelatada.
Mais análises são essenciais para efetivamente estabelecer a conexão. Apesar disso, os estudiosos sugerem que se você eliminar a doença periodontal ou enfermidade das gengivas você pode minimizar seu risco de ter câncer.
As pessoas têm que estar atentas para os vestígios reveladores de enfermidade das gengivas, a aprender, hemorragia nas gengivas no momento em que você escova e solta os dentes, ele aconselhou.
Segundo a Dra. Stephanie Bernik, coordenadora de oncologia cirúrgica do Lenox Hill Hospital, na cidade de Nova York, “as descobertas neste estudo com certeza assinalam para a necessidade de investigar muito mais a ligação entre enfermidade periodontal e câncer”.
O link pode não ser direto, mas pode ser unicamente que aqueles com fraca higiene oral possuam menos chances de se cuidar de outras formas, ela observou.
“Possivelmente aqueles com má higiene oral tenham dietas pobres, com excesso de peso, falta de exercícios ou bebidas em excesso, o que demonstrou ampliar o risco de câncer”, relatou Bernik.
O relatório foi divulgado no dia 1 de agosto no periódico Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Tags: gengiva

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

https://www.youtube.com/watch?v=R_gsrkwTrpg

Posts recentes

  • O que faz o Eletricista? Confira Aqui
  • Cursos para eletricistas – 3 principais para se destacar
  • Onde um eletricista pode trabalhar?
  • Diagnóstico e tratamento para Pedra nos rins
  • 6 Benefícios da banheira de Hidromassagem

Tags

acupuntura alimentos animais antepassados bacon chocolate chorar colesterol corpo Cursos para eletricistas dentes doenças dores frutas fígado gengiva hálito inchaço intestino microondas nariz oculos o que faz o eletricista orelha pele perna pets postura problemas remédio Roer-unha roncar sintomas soluço suor tomate transpiração travesseiro vegetais yoga

Copyright TERRA da Saúde 2021 | Theme by ThemeinProgress | Proudly powered by WordPress