Skip to content
TERRA da Saúde
  • Início
  • Corpo Humano
  • Prevenções
  • Nutrição
  • Geral

Diagnóstico e tratamento para Pedra nos rins

15/02/2020

Se o seu médico suspeitar que você tenha uma pedra nos rins, você pode fazer testes e procedimentos de diagnóstico, como:

  • Exame de sangue. Os exames de sangue podem revelar muito cálcio ou ácido úrico no sangue. Os resultados dos exames de sangue ajudam a monitorar a saúde de seus rins e podem levar seu médico a verificar outras condições médicas.
  • Teste de urina. O teste de coleta de urina de 24 horas pode mostrar que você está excretando muitos minerais formadores de pedras ou poucas substâncias que impedem a formação de pedras. Para este teste, seu médico pode solicitar que você faça duas coletas de urina por dois dias consecutivos.
  • Imagem. Os exames de imagem podem mostrar cálculos renais no trato urinário. As opções variam desde simples raios-X abdominais, que podem perder pequenas pedras nos rins, até tomografia computadorizada (TC) de alta velocidade ou dupla energia que pode revelar até pedras minúsculas.

Outras opções de imagem incluem um ultrassom, um teste não invasivo e uma urografia intravenosa, que envolve a injeção de corante em uma veia do braço e a realização de raios-X (pielograma intravenoso) ou a obtenção de imagens de tomografia computadorizada (urograma por tomografia computadorizada) à medida que o corante viaja pelos rins e bexiga.

  • Análise de pedras passadas. Você pode ser solicitado a urinar através de um filtro para pegar as pedras que você passa. A análise laboratorial revelará a composição de suas pedras nos rins. O seu médico usa essas informações para determinar o que está causando suas pedras nos rins e para formar um plano para evitar mais pedras nos rins.

Tratamento

O tratamento para pedras nos rins varia, dependendo do tipo de pedra e da causa.

Pequenas pedras com sintomas mínimos

A maioria das pequenas pedras nos rins não requer tratamento invasivo. O Pó Dissolvente tem sido muito indicado após solucinar casos mais simples.

Você pode passar uma pequena pedra:

  • Água potável. Beber de 2 a 3 litros (1,9 a 2,8 litros) por dia pode ajudar a liberar o sistema urinário. A menos que seu médico informe o contrário, beba bastante líquido – principalmente água – para produzir urina clara ou quase clara.
  • Analgésicos. Passar uma pedra pequena pode causar algum desconforto. Para aliviar a dor leve, seu médico pode recomendar analgésicos como ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros), acetaminofeno (Tylenol, outros) ou naproxeno de sódio (Aleve).
  • Terapia médica. O seu médico pode lhe dar um medicamento para ajudar a passar sua pedra nos rins. Esse tipo de medicamento, conhecido como bloqueador alfa, relaxa os músculos do ureter, ajudando a passar a pedra nos rins mais rapidamente e com menos dor.

Pedras grandes e aquelas que causam sintomas

Glândulas paratireóides

Os cálculos renais que não podem ser tratados com medidas conservadoras – porque são muito grandes para passarem sozinhos ou porque causam sangramento, danos nos rins ou infecções contínuas do trato urinário – podem exigir tratamento mais extenso. Os procedimentos podem incluir:

  • Usando ondas sonoras para quebrar pedras. Para certas pedras nos rins – dependendo do tamanho e da localização -, seu médico pode recomendar um procedimento chamado litotripsia extracorpórea por ondas de choque (ESWL).

O ESWL usa ondas sonoras para criar fortes vibrações (ondas de choque) que quebram as pedras em pequenos pedaços que podem ser passados ​​na urina. O procedimento dura cerca de 45 a 60 minutos e pode causar dor moderada; portanto, você pode estar sob sedação ou anestesia leve para se sentir confortável.

A ESWL pode causar sangue na urina, hematomas nas costas ou no abdômen, sangramento ao redor do rim e de outros órgãos adjacentes e desconforto à medida que os fragmentos de pedra passam pelo trato urinário.

  • Cirurgia para remover pedras muito grandes nos rins. Um procedimento chamado nefrolitotomia percutânea (nef-row-lih-THOT-uh-me) envolve remover cirurgicamente uma pedra nos rins usando pequenos telescópios e instrumentos inseridos através de uma pequena incisão nas costas.

Você receberá anestesia geral durante a cirurgia e ficará no hospital por um a dois dias enquanto se recupera. O seu médico pode recomendar esta cirurgia se a ESWL não tiver êxito.

  • Usando um escopo para remover pedras. Para remover uma pedra menor do seu ureter ou rim, seu médico pode passar um tubo fino e iluminado (ureteroscópio) equipado com uma câmera pela uretra e bexiga para o ureter.

Uma vez que a pedra é localizada, ferramentas especiais podem laçar a pedra ou quebrá-la em pedaços que passarão na sua urina. O seu médico pode então colocar um pequeno tubo (stent) no ureter para aliviar o inchaço e promover a cicatrização. Você pode precisar de anestesia geral ou local durante este procedimento.

  • Cirurgia da glândula paratireóide. Algumas pedras de fosfato de cálcio são causadas por glândulas paratireóides hiperativas, localizadas nos quatro cantos da glândula tireóide, logo abaixo do pomo-de-adão. Quando essas glândulas produzem muito hormônio da paratireóide (hiperparatireoidismo), seus níveis de cálcio podem se tornar muito altos e, como resultado, pedras nos rins podem se formar.

Às vezes, o hiperparatireoidismo ocorre quando um tumor pequeno e benigno se forma em uma das glândulas paratireóides ou você desenvolve outra condição que leva essas glândulas a produzir mais hormônio da paratireóide. Remover o crescimento da glândula interrompe a formação de pedras nos rins. Ou seu médico pode recomendar o tratamento da condição que está causando a superprodução do hormônio na glândula paratireóide.

Prevenção

A prevenção de pedras nos rins pode incluir uma combinação de mudanças no estilo de vida e medicamentos.

Mudancas de estilo de vida

Você pode reduzir o risco de pedras nos rins se:

  • Beba água durante o dia. Para pessoas com histórico de cálculos renais, os médicos geralmente recomendam a passagem de cerca de 2,6 litros (2,5 litros) de urina por dia. O seu médico pode pedir para você medir sua produção de urina para garantir que você está bebendo água suficiente.

Se você mora em um clima quente e seco ou se exercita com frequência, pode ser necessário beber ainda mais água para produzir urina suficiente. Se sua urina estiver clara e clara, é provável que você beba água suficiente.

  • Coma menos alimentos ricos em oxalato. Se você costuma formar pedras de oxalato de cálcio, seu médico pode recomendar a restrição de alimentos ricos em oxalatos. Estes incluem ruibarbo, beterraba, quiabo, espinafre, acelga, batata doce, nozes, chá, chocolate e produtos de soja.
  • Escolha uma dieta pobre em sal e proteína animal. Reduza a quantidade de sal que você come e escolha fontes de proteínas não animais, como legumes. Considere usar um substituto de sal, como a Sra. Dash.
  • Continue comendo alimentos ricos em cálcio, mas tenha cuidado com suplementos de cálcio. O cálcio nos alimentos não afeta o risco de pedras nos rins. Continue comendo alimentos ricos em cálcio, a menos que o seu médico aconselhe o contrário.

Pergunte ao seu médico antes de tomar suplementos de cálcio, pois estes estão associados ao aumento do risco de pedras nos rins. Você pode reduzir o risco tomando suplementos com as refeições. Dietas com baixo teor de cálcio podem aumentar a formação de pedras nos rins em algumas pessoas.

Peça ao seu médico um encaminhamento para um nutricionista que possa ajudá-lo a desenvolver um plano alimentar que reduz o risco de pedras nos rins.

Medicamentos

Os medicamentos podem controlar a quantidade de minerais e sais na urina e podem ser úteis em pessoas que formam certos tipos de pedras. O tipo de medicamento prescrito pelo seu médico dependerá do tipo de cálculos renais que você possui. aqui estão alguns exemplos:

  • Pedras de cálcio. Para ajudar a impedir a formação de pedras de cálcio, seu médico pode prescrever um diurético tiazídico ou uma preparação contendo fosfato.
  • Pedras de ácido úrico. O seu médico pode prescrever alopurinol (Zyloprim, Aloprim) para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue e na urina e um medicamento para manter a urina alcalina. Em alguns casos, o alopurinol e um agente alcalinizante podem dissolver as pedras de ácido úrico.
  • Pedras de estruvita. Para evitar cálculos de estruvita, seu médico pode recomendar estratégias para manter sua urina livre de bactérias que causam infecção. O uso prolongado de antibióticos em pequenas doses pode ajudar a alcançar esse objetivo. Por exemplo, seu médico pode recomendar um antibiótico antes e por um tempo após a cirurgia para tratar suas pedras nos rins.
  • Pedras de cistina. Pedras de cistina podem ser difíceis de tratar. O seu médico pode recomendar que você beba mais líquidos para produzir muito mais urina. Se isso por si só não ajudar, seu médico também poderá prescrever um medicamento que diminua a quantidade de cistina na urina.
https://www.youtube.com/watch?v=R_gsrkwTrpg

Posts recentes

  • O que faz o Eletricista? Confira Aqui
  • Cursos para eletricistas – 3 principais para se destacar
  • Onde um eletricista pode trabalhar?
  • Diagnóstico e tratamento para Pedra nos rins
  • 6 Benefícios da banheira de Hidromassagem

Tags

acupuntura alimentos animais antepassados bacon chocolate chorar colesterol corpo Cursos para eletricistas dentes doenças dores frutas fígado gengiva hálito inchaço intestino microondas nariz oculos o que faz o eletricista orelha pele perna pets postura problemas remédio Roer-unha roncar sintomas soluço suor tomate transpiração travesseiro vegetais yoga

Copyright TERRA da Saúde 2021 | Theme by ThemeinProgress | Proudly powered by WordPress