
Colesterol elevado em criança? Veja mais a respeito
Os adultos não são as únicas pessoas afetadas pelo colesterol alto. As crianças inclusive são capazes de ter altos índices de colesterol, o que tende a suscitar problemas de saúde, principalmente enfermidade cardíaca. O colesterol alto ocasiona a acumulação de placas nas paredes das artérias que oferecem sangue ao coração e a outros órgãos. A placa pode minimizar as artérias e bloquear o fluxo de sangue para o coração, ocasionando problemas cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
O que causa colesterol elevado em crianças?
Os níveis de colesterol de uma criança encontram-se ligados, principalmente, a três indicadores de risco:
Hereditariedade (passada de pai para filho), dieta e obesidade.
Na maioria dos quadros, crianças com colesterol elevado possuem pais que também possuem colesterol elevado.
De que maneira o colesterol alto é localizado nas crianças?
Especialistas são capazes de apurar o colesterol em crianças em idade escolar com um exame sanguíneo nada complexo. Fazer esse teste é imprescindível se houver um quadro de família forte de enfermidade cardiovascular ou se um dos pais da criança tiver colesterol alto. Os resultados do exame de sangue irão revelar se o colesterol de uma criança é bastante alto. A Academia Americana de Pediatria aconselha que todas as crianças possam ser examinadas uma vez em torno de 9 e 11 anos e outra vez, logo após crescidos, entre dezessete e vinte e um anos.
O acompanhamento seletivo é interessante para crianças com antecedentes de colesterol alto ou gorduras no sangue, ou antecedentes familiares de doença cardíaca prematura. O acompanhamento também é recomendado em crianças de 2 a 8 anos que possuam um IMC superior ao percentual 95 e em crianças mais velhas (idades entre doze e dezesseis) com índice de massa corporal maior em comparação ao percentual 85 e que possuam outros fatores de ameaça como a exposição à fumaça dos cigarros, diabete ou pressão alta.
Colesterol e a idade da criança
Para as crianças quantidade excessiva de peso ou obesas e que possuem um alto coeficiente de gordura sanguínea ou baixo nível de “bom” colesterol HDL, o controle de peso é a essencial precaução. Isso quer dizer que a criança vai precisar efetuar uma dieta melhorada, com apoio nutricional e aumento da prática de atividades físicas.
Para crianças de dez anos ou mais com coeficientes de colesterol grandemente altos (ou níveis elevados com história familiar de enfermidade cardíaca precoce), o tratamento com fármacos necessita ser empregado.
Como o colesterol elevado em crianças pode ser tratado?
A maneira mais indicada de cuidar do colesterol em crianças é com um programa de alimentação equilibrada e de exercícios que envolvam toda a família. As refeições devem conter a ingestão de alimentos com baixa gordura total, gordura saturada, gordura trans e colesterol. A quantia de gordura total que uma criança deve consumir tem necessidade de ser 30% ou menos do total de calorias diárias absorvidas. Esta dica JAMAIS se aplica às crianças menores de dois anos.
A gordura saturada necessita ser mantida em menos de 10% das calorias diárias totais, enquanto a gordura trans deve ser evitada. Para crianças do grupo de alto risco, a gordura saturada necessita ser limitada a sete por cento do total de calorias. Escolha uma multiplicidade de alimentos com o intuito de que seu filho consiga obter todos os nutrientes que ele tem necessidade.
Atividades físicas ajudam a diminuir o colesterol
A atividade física aeróbica periódico, como ciclismo, corrida, caminhada e natação, pode auxiliar a elevar os níveis de HDL (o “bom” colesterol) e diminuir a ameaça de enfermidade cardíaca na criança.
Caso a alimentação e as atividades físicas não abaixarem os níveis de colesterol do seu filho, ele pode precisar tomar medicação, mas para isto é essencial indicação de um médico.
O nível de colesterol das crianças tem a necessidade de ser reanalisado e fiscalizado depois que as alterações na dieta forem executadas ou o tratamento iniciado, conforme sugerido pelo médico.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.