
De que maneira cuidar da sua dependência
Você é uma pessoa viciada em chocolate? Todo mundo ama um doce de vez em quando, entretanto se você não pode ficar um dia sem um pedaço de chocolate, é possível que você possui um problema. Até qualquer pessoa com o paladar mais doce pode vencer esta dependência. Perceba se você é viciado nessa gostosura e apure o que fazer a fim de deixar de ser um viciado.
O primeiro passo é identificar os indícios. Nem todos os estudiosos no terreno da psicologia enxergam o desejo forte por chocolate como um autêntico vício. Por outro lado, determinados cientistas reconhecem que a liberação de endorfinas provocada pelo consumo de chocolate cria uma dependência física a fim de adquirir um excelente humor, sugerindo que seja possível viciar-se pelo doce.
Analise se você sente que seu desejo por chocolates é terminantemente existente e bastante difícil de controlar. Estes são capazes de ser muitos dos sinais: Você se sente “condicionado” e passa a precisar do doce em alguns períodos do dia, como logo após o almoço, por exemplo? Só de pensar no chocolate ou percerbê-lo na prateleira do hipermercado faz você salivar? E, quando você está muito apreensivo, comer um chocolate faz você se sentir mais tranquilo e radiante?
Respondidas as perguntas afirmativamente e confirmada a sua dependência por chocolates, examine se isso é um problema em sua vida. Pergunte-se se a ingestão exagerada da guloseima fez um estrago na sua dieta, aumentando seu peso e diminuindo sua ingestão de alimentos com alto teor nutricional. (Embora o chocolate possua alguns benefícios, o teor de gordura e sacarose são muito elevados).
Perceba se você não se sente feliz até que tenha consumido chocolate ao longo do dia. Para adquirir o chocolate você chega a desviar do seu caminho para o trabalho a fim de adquirir o chocolate, sentindo pânico de cogitar ficar sem ele a seu alcance.
Você inclusive pode até estar tendo enxaquecas depois de consumir chocolates, todavia nem o fato de você vincular a dor à absorção do doce faz você pensar em parar de comê-lo.
De onde se origina o vício?
Você já se considera um chocólatra, já sabe que isso não é interessante para sua saúde, contudo ainda não sabe o motivo desse vício. É hora de identificar a razão. Há uma sucessão de possibilidades que podem estar fomentando sua obsessão por chocolates. As causas emocionais são uma delas. Você está sentindo-se desalentado, irrequieto, depressivo, frustrado, estressado com questões não resolvidas e o chocolate tornou-se uma essencial fonte de elevação de seu estado emocional.
Outra causa é capaz de ser a troca de uma refeição pelo chocolate. Você está com fome e o chocolate é utilizável, prontamente disponível e barato. Isto pode ser pessoalmente atraente se este doce estiver na sua gaveta do trabalho ou na bolsa. Ou, possivelmente você encontre-se de dieta e você se sinta desprovido de alimentos gostosos, que você naturalmente apreciaria comer, então você está fugindo, sem levar em consideração o valor calórico da guloseima na sua alimentação.
Depois de detectar a causa, trate-a de maneira salutar e tranquila. A menos que você tenha alergia ao chocolate, você não necessita desistir inteiramente dele, todavia diminuir seu consumo. Existem alguns métodos para controlar seus desejos por chocolates. O mais primordial é tomar a decisão de parar de ingerir de forma abusiva a guloseima e de usá-lo como uma muleta. É essencial querer essa mudança, caso contrário, você não irá conseguir.
Busque uma fonte de energia alternativa, ingerindo mais proteínas e sementes no almoço. Coma frutas e legumes, possua determinadas nozes e sementes em mãos, coma bolachas sem gordura e tome mais água. Coma chocolate apenas como um deleite ocasional e não como uma refeição.
Reduza a quantia de chocolate consumido a cada semana. E, ao comê-lo, concentre-se em desfrutar e estender a experiência. Experiencie uma barra de chocolate de cacau de 80% (isto abrangerá muito menos sacarose). Mude a rota no supermercado e tente não passar pelas gôndolas de doces. Não existe nada sadio naquela seção!
Perceba o que esperar, dado que você minimiza a ingestão de chocolate. Você pode vivenciar sintomas de abstinência como os da cafeína e você pode ser tentado a trocar o chocolate por outras guloseimas como doces, biscoitos e pudins.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.